x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 4

acessos 43

Consigo usar o MIT para complementar uma nota ou preciso retificar tudo

Vitoria Pitante

Vitoria Pitante

Iniciante DIVISÃO 1 , Assistente Contabilidade
há 2 horas Quinta-Feira | 18 junho 2026 | 12:12

Olá, boa tarde!

Tenho um período encerrado (03/2026) e preciso reapurar os impostos por causa de uma única Nota Fiscal de R$ 900.000,00 que ficou de fora ou precisa de ajuste. O restante do faturamento do mês já foi declarado e totalmente pago no prazo. O meu objetivo final é pagar apenas o imposto gerado por essa nota específica, e não o faturamento integral da competência novamente.

Como o período já está fechado, eu consigo resolver isso inserindo esse imposto de forma isolada pelo MIT para gerar o DARF complementar? Ou o sistema me obriga a retificar a escrituração inteira na origem? Se eu tiver que retificar tudo, a DCTFWeb vai entender o que já foi pago e abater automaticamente, me deixando emitir a guia só dessa diferença de R$ 900k?

Queria entender a mecânica exata para não errar no caixa da empresa. Obrigado!"

Natanael Braz

Natanael Braz

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 2 horas Quinta-Feira | 18 junho 2026 | 12:34

Vitoria Pitante, bom dia. Precisa retificar integralmente o MIT da competência 03/2026 para declarar o valor integral dos tributos.
Quando for transmitir a DCTFWeb retificadora, vai aparecer uma caixa de mensagem para compensar (abater) os tributos já recolhidos da competência.

Natanael Braz
Contador -
[email protected]
Luciano Pereira

Luciano Pereira

Prata DIVISÃO 3 , Auxiliar Escrita Fiscal
há 1 hora Quinta-Feira | 18 junho 2026 | 14:08

Retifica tudo. pois tem o trimestral e com certeza terá o adicional do IRPJ. depois de retificar verifique no outro dia a situação fiscal, se já aparece a diferença a recolher, se não aparecer aguarde mais uns dias volte na situação fiscal para verificar. 
Para parcelar, verifique na opção parcelamento simplificado no ecac, se tiver lá pode fazer a simulação.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies